segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tony Scott (1944- 2012)

Apesar do blog ser informativo escolar, seria um tanto "inconveniente" não prestar homenagens a um grande diretor/produtor de Hollywood que influenciou toda uma geração. Afinal, cinema é arte, e arte é educação.

Nascido em 21 de julho de 1944, Tony Scott, irmão do também cineasta Ridley Scott (diretor de "Gladiador", "Alien- O 8° Passageiro", "Blade Runner" e "Prometheus"), pulou da ponte Vincent Thomas em Los Angeles e veio a falecer no dia 19 de agosto de 2012.

Sua morte foi um pesar para todos os amantes de cinema e colegas de trabalho do cineasta. Muitos atores e diretores prestaram homenagens a ele com breves palavras. o diretor de "O Código Da Vinci", Ron Howard, disse "Não haverá mais filmes de Tony Scott. Dia Trágico."

Tony foi responsável por colocar Tom Cruise no estrelato com o filme "Top Gun- Ases Indomáveis", que inclusive estava, ou ainda está, em processo de conversão para o formato 3D, a ser exibido nos cinemas.

Um outro parceiro de longa data de Tony foi o ator Denzel Washington nos filmes "Chamas da Vingança", "Déjà Vu", "O Sequestro do Metrô 1 2 3" e "Incontrolável".

Tony tinha suas características nas câmeras, o seu estilo pessoal. O diretor gostava de imagens tremidas com tons realísticos e fundo dourado. Uma marca que poucos cineastas conseguem hoje em dia, serem originais.

Sentiremos falta de seus filmes!

(Andre R. Candeias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário